Laudas Críticas

Cientistas ‘despublicam’ artigo e alegam que o motivo foi ‘negócios’

Cristal de carbeto de silício do Laboratório de Materiais de Grenoble, França (Foto: David Monniaux sob licença livre Wikimedia Commons)

Cristal de carbeto de silício do Laboratório de Materiais de Grenoble, França (Foto: David Monniaux, sob licença livre Wikimedia Commons)

A explicação dada por cinco pesquisadores japoneses ao recolherem um trabalho científico que eles haviam publicado em dezembro certamente deve ter provocado comparações com uma famosa conversa do filme “O Poderoso Chefão” (1972). Na nota em que anuncia a remoção de seu site do estudo sobre um composto de silício, a revista Journal of Chrystal Growth afirma que a razão do pedido dos autores para a retirada foi uma decisão de negócios (“business decision”) de seu patrão.

Associadas ao constrangimento que há em toda retratação científica, essas palavras lembram, como piada pronta, a explicação do mafioso Solozzo ao jovem Michael Corleone, por ter matado seu pai, Don Corleone: “I am sorry. What happened to your father was business.” (Sinto muito. O que aconteceu com seu pai foi negócio.)

Leia o post completo em meu blog na Folha de S. Paulo.

Written by Mauricio Tuffani

quinta-feira, 24/04/2014 às 16:35

%d blogueiros gostam disto: