Laudas Críticas

Comissão aprova mudança no projeto para regulamentar profissão de historiador

leave a comment »

By Diogo Homem (Unknown) [Public domain], via Wikimedia Commons

Foi aprovado ontem (quarta-feira, 19.mar) por unanimidade na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados o parecer do deputado Roberto Policarpo (PT-DF), com a proposta de alteração do tecto do projeto de lei 4699/2012 sugerida em conjunto pela Anpuh (Associação Nacional de Professores Universitários de História), Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e SBHE (Sociedade Brasileira da História da Educação).

novo texto propõe a ampliação do exercício da profissão de historiador — previsto inicialmente apenas para graduados em história — para portadores de diploma de mestrado ou doutorado em programa de pós-graduação reconhecido pelo governo que tenha linha de pesquisa dedicada à história.

A alteração inclui também os profissionais diplomados em outras áreas que tenham exercido a profissão comprovadamente por mais de cinco anos, antes da data de promulgação da lei.

A iniciativa de regulamentação foi apresentada em 2009 pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a pedido da Anpuh (Associação Nacional de Professores Universitários de História), por meio do projeto de lei 368/2009 do Senado.

O texto seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça, onde aguarda designação de relator. Mas a iniciativa pode agora, com a oficialização da nova redação, ser rapidamente aprovada e levada à apreciação do plenário por meio de acordo entre lideranças partidárias.

Há mais informações sobre o assunto neste blog no artigo de anteontem “Comissão vota amanhã nova proposta para regulamentar profissão de historiador“.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: