Laudas Críticas

Criacionistas manipulam crítica a ‘escravidão de pós-graduandos’ e a revistas científicas

with 4 comments

Página do blog Evolution News and Views, publicado pela entidade criacionista Instituto Discovery, dos Estados Unidos

Eu já previa os tipos de oportunismos que poderiam pegar carona nas pesadas declarações do geneticista Sydney Brenner contra instituições acadêmicas e publicações científicas, quando as repercuti em meu post de anteontem (quarta-feira, 5/mar). Mas confesso que fui surpreendido depois, ao constatar que na véspera de minha postagem o blog criacionista  Evolution News and Views já havia se apropriado das críticas desse cientista para advogar teses contrárias à teoria da evolução de Charles Darwin.

Brenner, de 87 anos, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina de 2002, e um dos maiores nomes do mundo na biologia molecular, afirmou em entrevista publicada em 24 de fevereiro que as novas ideias na ciência são obstruídas por burocratas do financiamento de pesquisas, por professores que impedem seus alunos de pós-graduação de seguirem suas próprias propostas de investigação e por revistas de artigos científicos que empregam editores que, segundo ele, não passam de cientistas fracassados.

‘Incentivos preversos’

Mantido pelo Instituto Discovery, sediado em Seattle, nos Estados Unidos, o blog começa essa postagem manipuladora com o seguinte parágrafo, que é um primor de oportunismo.

No mundo atual da Big Science, a resistência a novas idéias sobre a evolução está enraizada em parte na ideologia, em parte em preocupações sobre o status pessoal e em parte na natureza da indústria da pesquisa contemporânea, com seus incentivos perversos para aderir à ortodoxia. E essa indústria é objeto de observações sinceras do geneticista Sydney Brenner,  um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2002, na revista The King’s Review, da Universidade de Cambridge. Ele não estava falando sobre a evolução, mas estamos livres para aplicar o que ele diz conforme for apropriado.

Aspas e enxertos

Poupo os leitores da apresentação de mais detalhes sobre esse post horroroso. Não por ele ser de criacionistas, pois respeito convicções diferentes das minhas (e tenho amigos que são cientistas sérios e rejeitam a teoria da evolução de Darwin). Mas pela manipulação excessiva, com aspas — que servem mais para apontar do que para citar — em torno de palavras ditas por Brenner e enxertadas em asserções que advogam o chamado Design Inteligente, para o qual na natureza não ocorre a seleção natural das espécies, mas um processo guiado por um planejamento prévio.

Talvez o mais ridículo de toda essa manipulação tenha sido a escolha de tags para um post sobre a entrevista de Brenner: “Evolução”, “Design Inteligente… Por causa disso, também tenho de usá-las aqui

No final das contas, e isso é o que mais importa, o oportunismo desse blog que nem oferece espaço para comentários em seus posts é mais uma lição para grande parte dos acadêmicos, que preferem silenciar sobre declarações como as de Brenner,. E, por isso, acabam deixando terreno livre para apropriações indevidas.

Bom final de semana!

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. A velha prática criacionista do ‘quote mining’.

    []s,

    Roberto Takata

    rmtakata

    sexta-feira, 07/03/2014 at 8:34

  2. Isso evidencia que o “oportunismo” é característica do ser humano (e não de uma determinada comunidade), tanto daqueles que advogam uma Mente Inteligente quanto daqueles de vivem debaixo do paradigma do Acaso. Talvez, nessa questão toda, os famosos calvinistas saem ganhando nas suas afirmações antropológicas, sobre a natureza humana rs.

    Bom texto. Equilibrado. Continue nos trazendo informações de qualidade!

    Danilo Neves

    sexta-feira, 07/03/2014 at 11:29

  3. Desculpe a intromissão, mas Evolution News and Views é um lixo. Cada vez que entro la e leio textos sobre minha área eu vou risada tamanha a ignorância dos autores.

    Bom, só para voces terem uma ideia eu comentei um texto destes site. Deem uma olhada!!!

    ONE BUTTERFLY INSPIRES MULTIPLE TECHNOLOGIES
    http://netnature.wordpress.com/2014/01/22/one-butterfly-inspires-multiple-technologies-reviewed/

    Rossetti

    quarta-feira, 12/03/2014 at 14:51

  4. Caro Victor Rosseti,
    Não houve intromissão. Sua participação é bem-vinda. Obrigado por enviar o link. Lerei mais tarde com a devida atenção.
    Saudações,
    Maurício Tuffani

    Mauricio Tuffani

    quarta-feira, 12/03/2014 at 15:34


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: