Laudas Críticas

Deputado contrário a testes com animais assume Comissão de Ciência da Câmara

with 9 comments

1549233_601048859963850_1644183540_n

Opositor de longa data à realização de experiências científicas com animais vivos, o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB-SP) foi eleito nesta quarta-feira presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. Se, por um lado, a escolha agradará defensores dos direitos dos animais, ela certamente desagradará lideranças da comunidade científica que argumentam não haver como substituir seres vivos em pesquisas para tratamento de doenças.

Em rápida entrevista por telefone a este blog no início desta tarde, Trípoli afirmou que não vê problema com eventuais controvérsias sobre direitos dos animais com alguns setores da comunidade científica. “Sou um parlamentar completamente aberto ao diálogo e ao debate em torno de ideias”, disse o parlamentar. “O problema que considero mais complicado e delicado é o risco do controle das comunicações pelo poder público, cerceando direitos fundamentais da cidadania. Essa é uma grande ameaça a todo tipo de debates”, arrematou o tucano ambientalista.

Além do desenvolvimento científico e tecnológico, da política nacional de ciência e tecnologia e organização institucional do setor e acordos de cooperação com outros países e organismos internacionais, a área de atuação temática da CCTCI envolve também meios de comunicação social, liberdade de imprensa, produção e programação das emissoras de rádio e televisão, política nacional de informática e automação e de telecomunicações e regime jurídico das telecomunicações e informática.

Eduardo Gomes (SDD-TO), que havia tentado articular sua escolha para ela presidência da CCTCI, foi eleito vice-presidente.

Anúncios

Written by Mauricio Tuffani

quarta-feira, 26/02/2014 às 16:51

9 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. ELE E MARAVILHOSO E SEMPRE SERA UM HOMEM DO BEABENS RICARDO TRIPOLI

    MARCIA DEOLINDA SILVA

    quinta-feira, 27/02/2014 at 10:15

  2. Precisamos de mais pessoas assim, com esse nível de consciência em nossas bancadas e não vendilhões de quinta categoria à procura de mais trocados para os seus bolsos! Precisamos de Homens de verdade, seres humanos de primeira linha o qual o dinheiro do contribuinte faz valer à pena!

    Wanda Antonia de Jesus

    quinta-feira, 27/02/2014 at 13:37

  3. sinto orgulho de pessoas assim, fazem a diferenca

    Graça Guimaraes

    quinta-feira, 27/02/2014 at 23:43

  4. Evidente que o uso de animais em experimentos científicos devem estar cobertos pelos cuidados previstos da Lei Arouca., mas pessoas como Tripoli fazem sucesso com quem não precisa, hoje, de benefícios decorrentes de testes com animais. Enquanto o ser humano não se colocar no lugar de outro humano, como aqueles que sofrem de gravíssimas doenças e cujas pesquisas para a cura dependem desses testes, haverá aqui um défict civilizatório (repercutindo fala de Ministro do STF).. De minha parte, tenho um filho hoje com 23 anos de idade, produtivo, feliz e motivado, graças a um implante de um pericárdio bovino em sua artéria aorta quando tinha 3 (três) meses de idade.Era isso ou era morte certa do meu filho Desculpem, entre o boi e o meu filho eu fiquei com meu filho.

    Geraldo Majela Pessoa Tardelli

    sábado, 01/03/2014 at 11:47

  5. Fácil, né? Invés do homem procurar alternativas, prefere sacrificar os animais. Entre torturar um animal para salvar ‘o ser superior’, fico com as pessoas que se reforçam para evitar esse sofrimento desnecessário.

    cris

    domingo, 02/03/2014 at 12:35

  6. Mais uma aberração de nossos políticos. Como alguém que não entende nada de ciência, pode dirigir tal comissão? Oportunista e desinformado, apenas interessado em ser notícia e nos votos de pessoas ligadas em animais acima de qualquer outra coisa. Prova disso é sua atuação em defesa dos animais usados em pesquisa: dizem barbaridades como que nào se usa mais animais em pesquisa na Inglaterra, de onde saiu essa mentira? Uma grande pena para a ciência no Brasil

    Liana Kalil

    quinta-feira, 06/03/2014 at 16:23

  7. Sra. Liana, com o devido respeito parece que desinformada é a Sra. Primeiramente, desde quando um presidente de uma comissão parlamentar temática precisa ser especialista no respectivo tema? Em segundo lugar, o que permite a Sra. afirmar que o deputado Trípoli não entende nada de ciência? E o que permite a Sra. dizer que ele não investiu grande parte de seu tempo com longas leituras e em várias reuniões e discussões com cientistas que se esforçam para fazer com que as pesquisas com animais no Brasil sejam substituídas por práticas como as que são cada vez mais frequentes no Reino Unido e em outros países? De fato, o deputado Trípoli realmente já fez declarações de modo impreciso sobre essa realidade distante da nossa. E é muito exagerada a desproporção no uso pela Sra. de uma mera força de expressão como ponto de apoio para suas acusações e para dizer que é uma grande pena para a ciência no Brasil.

    João Fernando Teixeira Leite

    quinta-feira, 06/03/2014 at 17:39

  8. Caro Sr João Fernando, o senhor mesmo admite que eu não estou desinformada!!! Mas o que acho muito grave nessa nomeação é que o deputado em questão tem uma posição declarada visando o atraso da ciência no Brasil. Como pode ser o coordenador da comissão que deveria promover a ciência no Brasil? Para falar bem claro: é como colocar um corinthiano roxo no conselho do São Paulo! Ninguém pode afirmar que esse senhor não tenha posições claras nesse assunto. Que seja eleito para a Sociedade Protetora dos Animais!

    Liana Kalil

    quinta-feira, 06/03/2014 at 17:54

  9. SRa. Llana, não vou prosseguir. Não tenho disposição para desconstruir exageros. A conversa perdeu completaente qualquer chance de virar uma discussão séria depois de sua afirmação que o deputado fez declaração VISANDO o atraso da ciência no Brasil. Ou seja, a sra. diz que o objetivo dele é atrasar a ciência no país. Estranho, muito estranho mas não quero perder tempo tentando compreender de onde vem tudo isso. Com licença, fui!

    João Fernando Teixeira Leite

    quinta-feira, 06/03/2014 at 18:54


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: