Laudas Críticas

Eleições 2010: não aprendemos nada com a peste

with 2 comments

Qualquer que seja o resultado da eleição presidencial de hoje, e qualquer que seja a preferência de cada um, mais uma vez não teremos aprendido nada sobre nós mesmos. Em meio à guerra de desinformação travada na arena pública nas disputas polarizadas, ao antagonismo cego e histérico dos mais ativos e assertivos, à disposição para seguir a manada dos mais passivos e mudos, continua sendo assustadora nossa incapacidade de olharmos para nós mesmos em meio aos acontecimentos.

(…) o que essa multidão eufórica ignorava, e que se pode ler nos livros, é que o bacilo da peste não morre nem jamais desaparece, que ele pode permanecer durante dezenas de anos adormecido nos móveis e nas roupas, espera pacientemente nos quartos, nas caves, nas malas, nos lenços e nos papéis, e que, talvez, viria o dia em que para a desgraça e o ensinamento dos homens, a peste despertaria seus ratos e os enviaria para morrer em uma cidade feliz.*
(Albert Camus, A peste, 1947)

Sim, eu sei, Camus confirmou que o conteúdo evidente de seu livro era a ocupação nazista, mas ele deixou claro que desejou que sua leitura fosse feita também sob outras perspectivas.

* (..) ce que cette foule en joie ignorait, et qu’on peut lire dans les livres, que le bacile de la peste ne meurt ni ne dispairait jamais, qu’il peut rester pendant dizaines d’années endormi dans les meubles et le linge, qu’il attend patiemment dans les chambres, les caves, les malles, les mouchoirs et les paperasses, et que, peut-être, le jour viendrait oú, pour le malheur et l’einseignement des hommes, la peste réveillerait ses rats et les enverrait murir dans une cité heureuse.
(La peste, Éditions Gallimard, Paris, 1996, p. 335).

Anúncios

Written by Mauricio Tuffani

domingo, 03/10/2010 às 9:42

Publicado em Filosofia, Literatura, Política

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
    A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
    Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

    Letícia

    quarta-feira, 06/10/2010 at 11:28

  2. Prof. Tuffani, realmente, o texto de Camus comporta também a leitura segundo a qual a Besta existente em cada ser humano, com todo o avanço da Razão, nunca é totalmente dominada, e é exatamente isto que explica a eleição de um Hitler por medo do comunismo (e alguns dos que nele votaram acabaram por sucumbir nos campos de concentração), é o que explica por que em lugares que se destacaram pela cultura episódios de barbárie se manifestem e por que, nos tempos que correm, os sectarismos vêm contribuindo, cada vez mais, para que o voto, venha para um ou para outro candidato, seja muito mais uma expressão do medo ao adversário do que o de uma concordância com o projeto político. Ou por outra: o voto deixa de ser a expressão de uma convicção para se converter em mera rejeição. Os adjetivos passam a valer mais que os substantivos e verbos, tudo o que seja contrário ao meu adversário tem presunção absoluta de verdade; tudo o que a ele seja favorável tem presunção absoluta de mentira; nada do que seja desfavorável ao adversário do meu adversário pode ser verdadeiro. Este é o ponto a que chegamos: tal como Fausto, estamos tão sábios quanto antes.

    Ricardo Antônio Lucas Camargo

    domingo, 17/10/2010 at 0:04


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: