Laudas Críticas

Blogma 2009

with 5 comments

Nada como acompanhar uma boa seleção de blogs para escapar da mesmice midiática. Mas isso seria muito melhor se as postagens aproveitassem melhor os recursos da própria internet. Não se trata de dizer o que se deve fazer. Aliás, isto é muito mais um desabafo do que um manifesto, apesar de o título acima parodiar a iniciativa Dogma 95, lançada em 13 de março de 1995 pelos cineastas dinamarqueses Lars von Trier e Thomas Vinterberg.

Links enriquecem a escrita na web. Aplicados a dados e informações relevantes de um texto, eles facilitam a contextualização do assunto e oferecem referências do que se escreve. Além disso, pesquisar e selecionar páginas adequadas para os links leva os autores a conferir o que escrevem e a serem mais rigorosos. É mais vantajoso para o internauta quando eles abrem em outra janela, pois basta depois fechá-la em vez de carregar mais uma vez a página anterior. Não usar links é desperdiçar uma das principais vantagens do hipertexto em relação ao papel impresso. No caso de jornalistas, aplicar links aos dados e informações relevantes que apresentam em blogs e sites em geral é uma forma excelente de prestar contas do que escrevem.

Copiar textos na íntegra nem sempre é bom. Muitas reproduções integrais de textos de outros blogs ou de sites em geral já se tornaram versões ultrapassadas de publicações que já foram corrigidas ou atualizadas. Geralmente, o melhor é reproduzir apenas trechos mais relevantes e dar a remissão com link para o original. Além disso, quanto mais se faz cópias de uma mesma publicação, mais tumultuadas tendem a ser as buscas na internet, com a agravante de haver muitos créditos malfeitos ou omitidos.

Imagens pesadas atrapalham. Uma das piores situações de quem usa a internet, até mesmo para quem usa banda larga de alta capacidade, é esperar pelo carregamento de páginas que possuem ilustrações grandes e de altíssima resolução. Programas editores de imagem ajudam a torná-las mais leves.

E-mails de aviso podem informar mesmo sem serem abertos. Muitos portais e blogs que avisam seus leitores habituais com e-mails fazem mau uso dos identificadores de assunto. Não faz sentido enviar uma mensagem cujo identificador de assunto fornece apenas algo do tipo “Novo post do meu blog” ou “Notícias do Portal X”. Aliás, mensagens que identificam efetivamente o assunto respeitam o tempo de quem as recebe.

Feeds que só mostram títulos ajudam muito pouco. Para quem acompanha vários blogs ou sites por meio de leitores de RSS/XML, é melhor poder ver em uma mesma janela algo mais que só o título de novas postagens. Mostrar pelo menos as primeiras linhas do que foi postado permite aos internautas avaliar rapidamente se lhes interessa ou não abrir o link e facilita muito a vida de quem quer ou precisa acompanhar muitas publicações.

Repetindo, isto é só um desabafo. Ninguém está com o dedo em riste dizendo o que os outros têm de fazer.

Um fecundo 2009 a todos.

<<< Página Principal

Written by Mauricio Tuffani

sexta-feira, 02/01/2009 às 10:46

Publicado em Comunicação, Jornalismo

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Prezado Maurício,

    O texto foi direto no assunto, mas eu tenho uma ressalva sobre o link abrir em outra página. É muito trabalhoso. Por exemplo, se eu remetesse meus leitores para o seu texto “Blogma 2009”, eu teria que inserir no blog esta linha:

    Blogma 2009

    A solução mais fácil para os leitores é clicar com o lado direito do mouse e abrir a página em outra aba. Depois é só retornar à página original.

    Shalom e feliz 2009,

    Enézio

    Enézio E. de Almeida Filho

    sexta-feira, 02/01/2009 at 12:10

  2. Olá Enézio,

    O problema, por incrível que pareça, é que muitos leitores clicam direto sem usar o botão direito do mouse. Quanto a configurar os links para abrir em outra janela ou aba, o WordPress é bem melhor que o Blogger, pois sua ferramenta de links permite escolher. Quando este blog estava sediado no Blogger, eu deixava vários rascunhos de formatação para outra janela na ferramenta

    Configurações >> Formatação >> Modelo de postagem.

    Bom 2009 para você também.

    Mauricio Tuffani

    sexta-feira, 02/01/2009 at 16:09

  3. Bom seria se todos os blogueiros e blogonautas seguissem essa cartilha de boas maneiras. Infelizmente, são poucos que assim fazem. Por essas e outras, Maurício, é que o Laudas Críticas é o único blog no qual me inscrevi para receber as atualizações por email.

    Grande abraço e um ano de 2009 pleno de realizações para você, sua família e para todos leitores do blog!

    Leonardo Cruz

    Leonardo Cruz

    sábado, 03/01/2009 at 11:01

  4. Repassei, assim como sugeri o repasse, do link para este seu texto a colegas blogueiros que estão aprendendo a blogar. Mesmo que alguém não concorde com algum dos tópicos, é bom sempre parar para realizar o exercício da “crítica sobre os próprios textos”.

    Thiago

    sábado, 03/01/2009 at 19:24

  5. Maurício, programar meus links para abrir em uma nova janela sempre foi um hábito meu, seja nos meus blogs pessoais, seja no corporativo. Eu sou um dos que não têm hábito de clicar em links com botão direito, e me chateio por sair da página em que estou quando ainda não terminei de ler tudo. Um bom ano novo para você!

    Marcio Antonio

    segunda-feira, 05/01/2009 at 2:08


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: