Laudas Críticas

Neurologista comenta post deste blog sobre morte cerebral

leave a comment »

Em resposta à minha postagem “O espinhoso tema da morte cerebral“, de 09/09/2008, o neurologista Celio Levyman publicou anteontem (16/09/2008), no Observatório da Imprensa, o artigo “Comentários sobre morte encefálica“.

Levyman é mestre em neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi membro da Câmara Técnica de Morte Encefálica do Conselho Federal de Medicina (CFM) e um dos especialistas que elaboraram a Resolução CFM nº 1.480, de 1997, que define os parâmetros e procedimentos para diagnóstico de morte encefálica. Nos últimos anos, ele tem sido um dos médicos que mais se empenharam na discussão pública desse tema.

Nesse seu artigo, o neurologista defende a manutenção dos critérios vigentes de morte encefálica e faz interessantes esclarecimentos sobre a prática médica relacionada a esse assunto. Por essa razão, embora minha atitude como jornalista seja a de distanciamento crítico em relação a esse neurologista por ele representar um dos lados da polêmica que apresentei, e, apesar das ressalvas que fiz no espaço de comentários de seu texto devido a equívocos em relação a algumas de minhas afirmações, recomendo sua leitura.

<<< Página Principal

Written by Mauricio Tuffani

quinta-feira, 18/09/2008 às 1:58

Publicado em Bioética, Ciência, Medicina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: