Laudas Críticas

New York Times e McCain: E se os jornais brasileiros fizessem igual?

leave a comment »

O jornalista Luiz Weis, que considero um dos melhores media watchers brasileiros, publicou hoje em seu blog Verbo Solto, hospedado no Observatório da Imprensa, um interessante comentário sobre a atitude do jornal The New York Times ao receber um artigo do candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, exigindo que o texto fosse alterado por conter incorreções em relação à atuação norte-americana no Iraque.

Weis explica a política desse jornal em relação aos artigos enviados para publicação em sua página de opinião. Ele afirmou que o NYT não só edita, por razões de espaço, o material opinativo que recebe, mas também faz checagem da informação que eles veiculam, e acrescentou:

No caso McCain, o NYT foi mais longe. Pelo visto, não quis ser mula do eventual lero-lero de um candidato diante de uma das duas questões que deverão decidir a eleição de novembro. (A outra é a economia.) Se ele fala em “vitória no Iraque”, tem de explicar o que quer dizer com isso.
Se os jornais brasileiros tratassem com a mesma severidade os artigos com as promessas dos nossos candidatos, nenhum deles iria gostar – mas o leitor encontraria menos abobrinhas nas páginas opinativas.

Recomendo a leitura desse post: “Um breve contra o lero-lero”.

<<< Página Principal

Written by Mauricio Tuffani

terça-feira, 22/07/2008 às 13:35

Publicado em Jornalismo, Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: