Laudas Críticas

Mídia cerca fraudador, mas poupa Science

with 4 comments

Dois pesos e duas medidas: enquanto a mídia internacional aponta os holofotes da vergonha para o sul-coreano Hwang Woo-suk — coordenador da falsa primeira clonagem de células-tronco embrionárias humanas — seguindo o prudente exemplo dos ratos ao tentar abandonar o barco em chamas e atribuir a responsabilidade a seus colegas da Universidade Nacional de Seul, a revista científica norte-americana Science passa incólume na penumbra no mesmo momento em que faz uma pífia retratação pública por sua participação nessa patacoada.1

Assinada por Donald Kennedy, editor-chefe da Science, a nota (“Editorial retraction”, 12/01/2006, em formato PDF, 56 kB) faz uma breve síntese do relatório da auditoria da universidade, comunica que os dois artigos de Hwang devem ser considerados inválidos e pede desculpas pelo tempo que os revisores científicos “e outros” perderam avaliando os dois papers,2 assim como pelo tempo e pelos recursos que a comunidade científica possa ter gasto tentando reproduzir os resultados divulgados pela revista.

Nenhum pedido de desculpas ao governo da Coréia do Sul, que investiu US$ 65 milhões no laboratório do pesquisador e reservou outros US$ 15 milhões do Ministério da Saúde e do Bem-Estar Social para a criação do Centro Mundial de Células-Tronco. Nenhum comentário sobre críticas da imprensa, como a do jornalista Nicholas Wade, do jornal The New York Times na reportagem “Clone Scientist Relied on Peers and Korean Pride” (25/12/2005).

Resta aguardar pelos resultados das medidas a serem tomadas para evitar futuros engodos, conforme disse dois dias antes desse editorial o mesmo Kennedy em uma declaração pública (“Editorial statement“, 10/01/2006, em formato PDF, 16 kB). Mas nem mesmo essa promessa foi para as páginas da respeitada publicação.

Para os que quiserem ver a retratação e outros documentos, a revista disponibilizou ontem vários documentos em seqüência cronológica na Special Online Collection: Hwang et al. and Stem Cell Issues.

Notas

  1. Science regrets the time that the peer reviewers and others spent evaluating these papers as well as the time and resources that the scientific community may have spent trying to replicate these results.”
  2. HWANG et al., Evidence of A Pluripotent Human Embryonic Stem Cell Line Derived From a Cloned Blastocyst, Science 303, 1669 (2004); e HWANG et al., Patient-Specific Embryonic Stem Cells Derived from Human SCNT Blastocysts, Science 308, 1777 (2005).

<<< Página Principal

Written by Mauricio Tuffani

sexta-feira, 13/01/2006 às 13:10

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Vc tem razão. Pegou mal para essa respeitável publicação, cujo mote editorial restringe-se à ciência. A questão da acurácia, ao meu ver, na apuração de uma matéria de divulgação científica, tem de ser levada ao extremo.
    Aproveito a oportunidade para agradecer a honrosa postagem de seu comentário no meu blog.
    Cordial abraço do
    Aluízio Amorim
    http://oquepensalauizio.zip.net

    Aluízio Amorim

    sexta-feira, 13/01/2006 at 20:21

  2. Corretíssimo, Tuffani:

    mais uma desculpa esfarrapada.

    Tambosi

    domingo, 15/01/2006 at 13:51

  3. Tenho desenvolvido um trabalho de reabilitação cuja maior visibilidade foi a dos pacientes tetraplegicos com lesão total maior que 10 cm e acamados a mais de cinco anos.
    Quando fui procurar ajuda encontrei muitos entraves,pois, os colegas nem queriam observar para não ter que validar o método, a descupa era que os laboratórios não tinham interesse em tratamentos para a solução dos casos, o tratamento desejado é para manutenção da doença.
    Acho que é melhor desistir e começar a trabalhar na area estética.
    paulo@cshs.com.br

    Anonymous

    quarta-feira, 22/02/2006 at 12:13


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: